Ascensores do Oeste

Ascensores e Elevadores - 6 curiosidades incríveis

Os elevadores têm uma história centenária! Em Portugal, calcula-se que tenham começado a ser usados por volta de 1902. E, quando surgiram, parecia impossível que um dia se tornassem um dos meios de transporte mais utilizados em todo o mundo.

É um facto! Utilizamos Elevadores quase todos os dias, mas sabe ao certo quantos formatos e funcionalidades diferentes existem por todo o mundo?! Neste artigo vamos partilhar algumas curiosidades deste meio de transporte, mas primeiro, vejamos um pouco da sua história...

 

Elevadores: peça essencial em qualquer edifício

Os Elevadores, como os conhecemos, são uma invenção pós-revolução industrial que tem percorrido um longo caminho. Desde a sua primeira aparição, e durante o seu percurso natural de evolução, estes tornaram-se um meio de transporte altamente cómodo e seguro. Para além disso, à medida que vão sendo modernizados, são cada vez melhores, mais adaptáveis e com opções de personalização diversas.

Atualmente, os Elevadores e as Plataformas Elevatórias são parte integral e crucial, tanto na construção de novos edifícios, como na reabilitação de edifícios antigos. Aliás, quanto mais altos são os edifícios, mais importantes se tornam os elevadores. Pelo que é difícil imaginar o nosso dia-a-dia sem a existência destes equipamentos.

Graças ao investimento em investigação e desenvolvimento, hoje é possível criar soluções completamente adaptadas a qualquer tipo de projeto. Por exemplo: pode ter um elevador com excelente performance, num espaço reduzido e que se encaixa, de forma totalmente perfeita, na arquitetura envolvente.

Num artigo anterior, que pode consultar aqui, explorámos a história deste equipamento e demos-lhe a conhecer um pouco dos 30 anos do nosso trabalho. Não deixe de conferir!

Ascensores e Elevadores – 6 factos que o vão deixar com vontade de conhecer Elevadores por todo o mundo

Agora, que já analisamos, mesmo que de forma sucinta, um pouco da história desta invenção, mergulhemos em algumas das suas curiosidades.

Nº1 - “Com a força de cem escravos!”

Ascensores e Elevadores

Não são 100, mas 200! Este é o número de escravos que, diariamente, operavam à mão os Ascensores do Coliseu de Roma. Incrível não?! Esta é uma expressão que ficou para a história, e que nos faz pensar na força necessária para operar estes equipamentos.

Obviamente, nos dias de hoje, os Elevadores são muito mais equipados, o que os torna também muito mais pesados. No entanto, a tecnologia que os faz subir e descer com segurança, é totalmente avançada... e bastante diferente de outrora. Garantimos que as suas viagens são muito mais cómodas e seguras! 

 

Nº2 – Qual é o país que mais elevadores instala?

Ascensores e Elevadores

Uma pista, são conhecidos pelos nuestros hermanos! É verdade, a Espanha é o país que tem mais ascensores. Segundo os dados que existem, a Espanha tem cerca de 19,8 elevadores por cada mil habitantes.

Desde os prédios, superfícies comerciais até aos escritórios, estes equipamentos facilitam bastante o nosso dia-a-dia. Em Espanha, terá uma menor probabilidade de ter de utilizar as escadas!

Nº 3 – O Elevador já foi o transporte do amor

Ascensores e Elevadores

Parece um cenário de filme, mas em França, o Rei Luís XV ordenou a instalação de um ascensor na fachada do Palácio de Versalhes para visitar a sua amante, sem passar pelo Palácio!

Este elevador ficou conhecido em todo o mundo como “O elevador do amor”.

Nº4 - Qual será o elevador mais alto do mundo?

Ascensores e Elevadores

O Elevador dos 100 Dragões é considerado o elevador mais alto do mundo! Situa-se no Parque Florestal Nacional de Zhangjiajie, na China, e tem uma altura de 326 metros. Aliás, até tem o seu lugar no livro “Guinness World Records”, para além de ser, também, Património Mundial. Este merece uma visita, mas só para os mais corajosos!

 

Nº5 - Conhece o Elevador do Willy Wonka?

Ascensores e Elevadores

No clássico filme “Charlie e a Fábrica de Chocolate” podemos fazer uma louca viagem no elevador do Willy Wonka. Sabia que esse elevador tem um protótipo real? – É verdade!

Em Rottweil, na Alemanha, pode ver o MULTI, o primeiro elevador sem fios para arranha-céus do mundo. Um equipamento que, incrivelmente, funciona através de levitação magnética! E não, não se trata de um efeito especial!

Nº6 - O transporte mais seguro do mundo

Ascensores e Elevadores

Não é o automóvel, não é o barco, nem tão pouco o avião... os ascensores são o transporte mais seguro do mundo! E porquê? - Pode perguntar-se. Ora, um elevador, mesmo que sobrecarregado, vai parar, mas nunca cai.

Este mecanismo de segurança, torna-o num transporte altamente seguro. No entanto, nunca é demasiado reforçar que a sua manutenção terá de ser feita, para que o seu estado de conservação não altere o seu conforto.

 

Os ascensores e elevadores são seguros e confortáveis, mas deve garantir que são utilizados da forma mais correta

O crescimento das cidades, e a maior procura por conforto e funcionalidade, fez com que os elevadores se tornassem essenciais em qualquer edifício, tornado a sua deslocação mais cómoda, rápida, segura e confortável!

No entanto, apesar da sua segurança inquestionável, e de apresentar um reduzido registo de acidentes graves, a sua utilização frequente pode apresentar riscos, como em qualquer meio de transporte. Assim, apelamos para que consulte aqui, num artigo que publicámos anteriormente, algumas boas práticas de utilização dos Ascensores que recomendamos, para além de algumas normas decorrentes do COVID-19.

 

Num tom mais leve, partilhamos consigo curiosidades sobre os ascensores e elevadores que provavelmente desconhecia. No entanto, qualquer que seja o seu projeto, os Ascensores do Oeste encontram a solução! Com largos anos de experiência com projetos muito diversos, temos a agilidade para ouvir e analisar as suas necessidades... contacte-nos.


Já é nosso cliente?

Ajude-nos a melhorar, preencha o nosso inquérito de satisfação!!

 

Copyright © 2024 Ascensores do Oeste | Todos os direitos reservados

Made with ❤ by Paipeláine - Marketing Solutions

Logo 1 Logo 2 Logo 3 Logo 4