Todos os cuidados que deve ter ao utilizar elevadores e plataformas elevatórias com crianças!

Assinalamos hoje o Dia Mundial da Criança, celebrado desde 1959, neste dia sublinhamos a importância da defesa dos direitos das crianças, principalmente o direito a viver em paz, harmonia e segurança, contribuindo para o desenvolvimento saudável daqueles que são o nosso Futuro!

No que respeita aos elevadores, estes são utilizados diariamente, não só por adultos, mas também por crianças. Estes equipamentos são, efetivamente seguros de utilizar. No entanto, existem normas que deve seguir, para garantir a sua segurança e a das nossas crianças.

Neste sentido, partilhamos consigo a resposta a algumas dúvidas que surgem, assim como alguns conselhos para que possa usufruir da comodidade dos elevadores, de forma segura, com as suas crianças.

 

Quando é que as crianças estão preparadas para utilizar o elevador?

Sabemos que, as crianças adoram explorar o desconhecido, e os elevadores são algo mágico para eles: estranhos equipamentos, com luzes e automatismos que “magicamente” nos levam de um piso para outro enquanto estamos quietos! Assim, em vez de evitar a sua utilização com crianças, comece desde cedo a ensiná-los a utilizar os elevadores em segurança.

Pode perguntar-se, “mas a partir de que idade, estarão os meus filhos preparados para utilizar o elevador sozinho?”. Dependendo da idade, é frequente as crianças saírem e regressarem a casa sozinhas, assim e, dependendo da maturidade de cada uma, não existe uma resposta clara para esta questão. No entanto, a idade aconselhada são os 10 anos: As crianças com idade inferior não devem utilizar sozinhas o elevador mesmo que seja “só um piso” ou que o adulto “esteja à espera no patamar”. Cabe-nos a nós, pais, e adultos  ensinar os comportamentos e procedimentos acidentes e outras situações desagradáveis. Por exemplo, se vive num prédio com elevador, é importante ensinar e reproduzir os comportamentos de utilização consciente, desde cedo: assim, as crianças podem começar a interiorizar as normas, para quando utilizarem o elevador sem a sua presença.

 

Os cuidados a ter quando utiliza o elevador com crianças

O melhor cuidado que pode ter é dar o exemplo! Todas as ações que tem no equipamento, serão reproduzidas pelas crianças que o acompanham. Siga as recomendações de uso
à risca. Falar apenas não chega! Mostre como se deve fazer, e faça-o repetidamente.

Adicionalmente, reunimos algumas dicas para ter em conta, sempre que pretende utilizar os elevadores com crianças:

  • Não permita que as crianças andem sozinhas no elevador, pois, em caso de avaria ou mau funcionamento do equipamento, poderão assustar-se não estando preparadas para reagir de forma calma;
  • Mostre sempre qual é a funcionalidade dos botões, mas não permita que carreguem desnecessariamente;
  • Alerte para que não saltem ou brinquem dentro dos elevadores;
  • Não permita que coloquem as mãos na porta, para que não se entalem acidentalmente;
  • Quando se trata de crianças mais pequenas, leve-as sempre pela mão e fique atento aos seus movimentos;
  • As portas do elevador, em situação alguma, deverão ser forçadas;
  • Ensine as crianças a aguardarem para que toda a gente saia do elevador, antes de entrarem;
  • Dada a situação pandémica que atravessamos, alerte para a importância da desinfeção das mãos antes e depois da utilização do elevador! Relembre que deve pressionar apenas o botão necessário e evitar o contacto com as “zonas de maior risco de contágio” tais como corrimãos, portas, e/ou paredes do elevador.
  • Transmita-lhes o procedimento a tomar em caso de avaria, mostre-lhes o contacto da EMIE e/ou administração do condomínio, caso o ascensor possua sistema de comunicação bidirecional, demonstre o seu funcionamento, no caso de ficar “fechado na cabina”. Reforce ainda a importância de “não brincar com este serviço.

À parte das normas a seguir, fique atento aos comportamentos das crianças, especialmente as mais pequenas. Veja se têm tendência a colocar as mãos nas portas e alerte-as! Tenha extra cuidado com a abertura e fecho das portas, evite movimentos bruscos e, muito importante, prepare a criança para o caso de, eventualmente, ficar presa no elevador.

Ficar preso num elevador pode ser bastante traumático, especialmente para crianças sozinhas, mesmo com idades superiores a 10 anos. É de extrema importância prepará-las para isso. Caso aconteça, os procedimentos são bastante simples:

  • Ativar o botão de alarme ou o telefone;
  • Não tentar sair por iniciativa própria;
  • Esperar calmamente pela ajuda profissional: se possível, falar com a criança através do exterior, recomendar calma: o elevador é perfeitamente seguro, resta apenas aguardar a chegada do técnico.

 

A manutenção dos elevadores e plataformas elevatórias é essencial para uma utilização segura!

Para além de todas as normas e conselhos de segurança, a realização de uma manutenção adequada é a principal garantia de segurança dos equipamentos. Os Ascensores do Oeste trabalham para que os seus equipamentos sejam seguros. Para isso, fornece uma manutenção regular e eficiente.

A nossa principal preocupação são os nossos clientes, assim, contamos com uma equipa de técnicos especializados que, diariamente, garantem a segurança e bom funcionamento dos equipamentos a nosso cargo. Uma manutenção regular e eficiente previne avarias e garante a monotorização do desgaste.

 

Contacte-nos para conhecer melhor este serviço!


Já é nosso cliente?

Ajude-nos a melhorar, preencha o nosso inquérito de satisfação!!

 

Copyright © 2021 Ascensores do Oeste | Todos os direitos reservados

Made with ❤ by Localstar Media - Marketing & Comunicação digital

Logo 1 Logo 2 Logo 3 Logo 4